Translate

quarta-feira, 2 de maio de 2012


Serra Gaúcha


Um dos maiores atrativos turísticos do Rio Grande do Sul é sua região serrana. Ali, uma série de pequenos municípios colonizados por imigrantes alemães e italianos, são referência de hospitalidade, beleza e boa comida.
Com o clima agradável das regiões serranas, a Serra Gaúcha fica ainda mais charmosa com a chegada do frio: os elegantes hotéis e aconchegantes pousadas ficam lotados de gente bonita que se reúne ao redor das lareiras para conferir as programações especiais. Para complementar, as cozinhas fumegam sabores de comida italiana ou de pratos típicos do inverno como o pinhão e o fondue.
É a ocasião ideal para abrir uma boa garrafa de vinho, especialmente se for em Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Flores da Cunha ou Garibaldi. Terras de belíssimos parreirais que rendem a uva, o vinho e o espumante mais famosos do Brasil, são cidades com ótima infraestrutura turística, roteiros organizados e belas opções de turismo rural.
Sem falar em Gramado e Canela, conhecidos como “pedacinhos da Europa”. Cidades de bela arquitetura, inúmeros atrativos e vasta rede hoteleira, são destinos turísticos frequentados o ano inteiro e é claro, mais bonitas a cada inverno. Mas se o frio apertar, as cidades da região como Nova Petrópolis e Farroupilha são conhecidas pela variedade do comércio de roupas, especialmente de lã.
Já nos Campos de Cima da Serra, São José dos Ausentes, São Francisco de Paula e Cambará do Sul atraem aventureiros em busca de seus fantásticos cânions, suas vistas de tirar o fôlego, as matas de araucárias e a paisagem romântica.
Isto tudo faz da Serra Gaúcha um dos mais completos e bem estruturados destinos turísticos do Brasil. Um passeio imperdível para se fazer a dois, com amigos ou com toda a família.

A Cidade de Gramado

Localizada na Região das Hortênsias, o principal destino da  Serra Gaúcha é a pequena cidade de Gramado. Pequena porém fervilhante: a cidade atrai turistas o ano todo.
Sede do badalado Festival Internacional de Cinema, de Publicidade e de outros tantos eventos de área, Gramado promove outras festas fixas em seu calendário, como a Festa da Colônia, a Chocofest e o Natal Luz. Este movimento de turistas faz com que Gramado seja uma cidade com bons hotéis, spas, pousadas aconchegantes, restaurantes sofisticados e também típicos, além das tradicionais casas de Café Colonial, que são uma tentação!
A paisagem serrana, as ruas limpas e floridas, a arquitetura estilo enxaimel lembram um pedaço da Europa. É delicioso passear pelas ruas cheias de lojinhas charmosas, os cafés movimentados, a Rua Coberta, a bonita igreja e o comércio famoso pelas roupas de lã e pelo chocolate artesanal.
Quem vai a Gramado não deixa de passar no belo Lago Negro com suas árvores importadas da Alemanha. Já no Mini Mundo a atração é a cidade em miniatura com castelos, ferrovias, moinhos, igrejas e muito mais. Pequenos museus também estão situados na estrada que liga Gramado a sua vizinha Canela: Museu do Chocolate, do perfume, do piano, de carros antigos e de brasões. E para caminhar em meio ao verde a dica é o Parque Knorr. No interior do município de Gramado há ainda os roteiros de agroturismo que circulam pela rotina de propriedades rurais onde é possível experimentar de produtos típicos coloniais como linguiça, salaminho, queijos e vinhos.
A noite, a dica é procurar um restaurante que sirva Fondue, a comida mais famosa de Gramado e deliciar-se entre amigos, a dois ou com toda a família. Um passeio e tanto!

A Cidade de Canela

Bem no centro da Região das Hortênsias, Canela é um belíssimo município totalmente voltado ao turismo. De fácil acesso rodoviário e a apenas poucos minutos de Gramado – outro pólo turístico da Serra Gaúcha – Canela possui ainda uma pista para aviões de pequeno porte, e que serve de treinamento ao aeroclube local.
A beleza da serra em seus parques repletos de araucárias, belas áreas verdes, magníficos condomínios fechados e diversos eventos o ano todo, fazem de Canela um ótimo destino turístico em qualquer época do ano. O centro da cidade é pequeno e cheio de lojinhas charmosas e acolhedoras com clima de cidade cenográfica. Dos restaurantes vem o perfume da típica comida italiana ou alemã, de comida caseira ou ainda do tradicional fondue – a grande pedida da serra.
No caminho para o Parque do Caracol, elegantes pousadas em meio a mata de pinheiros ganham um clima romântico. Mas ao chegar no parque é a natureza que destaca: a belíssima Cascata do Caracol, o observatório com elevador panorâmico, as trilhas ecológicas. Já no Parque do Teleférico a atração é o bondinho de 405 metros com a vista mais bonita da Cascata e do Vale da Lageana. Há ainda atividades diversas no Parque Laje de Pedra, e parques da Cachoeira, das Corredeiras, da Ferradura, do Pinheiro Grosso, do Sesi, das Sequóias...
No caminho entre Gramado e Canela, o pequenino Mundo a Vapor, é uma aula. Já a Aldeia do Papai Noel, recebe os pequenos o ano todo. O Alpen Park agrega área verde com equipamentos para arvorismo, tirolesa, torre de rapel, muro de escalada, passeio de quadriciclo e a cavalo, além de um trenó que desliza por sobre um trilho de aço.
Quem for a Canela certamente trará uma foto em frente a central Catedral de Pedra, guardando uma bela recordação deste inesquecível lugar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dica de viagem aqui.